Encontre no D.C.P

Dança (parte II) - Alongamento e Flexibilidade

Heloisa de Souza Brillinger

Licenciada em Educação Física pela UNESC

Líder do Ministério de dança CV e

Fire grupo de dança



Como já falado anteriormente, o dançarino e a dançarina, precisam de alguns pré-requisitos, e um deles é uma boa flexibilidade.

Muitos fatores influenciam a flexibilidade de uma pessoa, como, seu modo de vida, por exemplo, se é uma pessoa ativa ou não, se pratica exercício, se é mais parada, pois nossos músculos, articulações, são como as máquinas, se não usa-los, eles enferrujam. Uma maquina que fica muito tempo parada, enferruja, não é mesmo?

E se nós mexemos nela bruscamente ela pode até quebrar. É isso que acontece quando não alongamos, e não temos a devida preparação, antes de qualquer exercício físico, não só na dança, mais em qualquer tipo de exercício, até andar de bicicleta muitas vezes, principalmente se nossa idade, que já ultrapassou os 13 ou 14 anos de idade, em que nossos músculos já não são mais tão flexíveis como eram à alguns anos atrás.

Mas voltando as máquinas, o nosso corpo reage igualmente, quando não é usado, e de uma hora pra outra dele é requerido um movimento às vezes brusco, às vezes não, mas ele não está devidamente preparado, então nossos músculos e articulações se rompem, causando grandes lesões á nível de articulação e muscular.
Então, antes de qualquer exercício alongue-se, e antes de alongar, aqueça sua musculatura e articulações, correndo, saltando como movimentos pequenos, mexendo suas articulações, com movimentos leves um pouco antes de alongar, essa preparação antes de se alongar, também ajuda a evitar lesões, pois muitas delas também acontecem alongando.

Outro fator que é relevante na nossa flexibilidade, é a hereditariedade, se somos filhos de pais, já flexíveis, se nossa genética caminha já para a flexibilidade, se temos parentescos próximos que são atletas, dançarinos, ou mesmo não fazem nada disso, mas mesmo assim são flexíveis, é bem provável, que teremos facilidades em alongar e estimular mais ainda nossa flexibilidade, do que aqueles que não possuem o fator hereditariedade.

Existe também o fator clima, por exemplo, em um dia frio, nossa musculatura e articulações são bem mais enrijecidas do que em um dia quente, nesse dia frio, necessitamos ainda mais de aquecimento, para depois alongar-mos, pois aquecendo, nossas articulações e músculos, ficam menos enrijecidos, tornando os movimentos, melhores, obtendo maiores resultados na sua flexibilidade, e o melhor, sem perigo de lesões, e já em um dia com o clima mais quente, como no verão, os movimentos que se faz no alongamento já não irá precisar de um aquecimento tão intenso como no inverno, em dias frios, pois o próprio clima já está aquecendo nossos músculos e articulações.

O fator, horário do dia, é semelhante, ao fator clima. Na manha, principalmente bem cedo, nossos músculos e articulações estão mais enrijecidos, do que na parte da tarde e noite, pela própria manha ser fria também, e por estarmos sem nos movimentar a muito tempo, por estarmos dormindo, e já à tarde e a noite, como já se movimentamos bastante, os movimentos se tornam mais acessíveis.

Faça um teste, alongue-se um pouco no começo da manha, logo após acordar, movimentos leves, é claro, e se alongue a noite, antes de dormir, e sentirás a diferença, nos seus movimentos.

Jeremias 31:4 "Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram".

DEUS abençoe a todos

Heloisa de Souza Brillinger
Fotos: Tiradas de orkuts e sites.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk
    Foi vc neh Eder quem colocou aquela foto minha bem nada a ver???????
    rsrsrsrrs
    Muito boa a matéria LolÔ!!!!
    É isso mesmo, nosso corpo é templo do Espirito Santo, temos q cuidar dele.
    Bjux meus amigos lindossssss
    Amo vcs!!!!!!
    Como sempre eu estreiando as postagens neh?
    uahauhauahuh
    Fiquem na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. oi galera

    espero q estejem aproveitando as postagens dos artigos...

    amo vcs

    aiaiaiaiiai meu paiii

    o agosto culturallll
    temos q terminar as musicasssss
    aiaiaiiaia

    temos q orarrr
    aaiaiiaia

    bjs

    ResponderExcluir
  3. aiai.. tenho que pegar a primeira parte da musica...
    ehehehe
    ta muito legal os textos!!!
    bjus!!

    ResponderExcluir
  4. O blog ficou muito massa!!
    As postagens tambeém
    bjs
    NATTHY

    ResponderExcluir

Glória a Deus amados. Deixe aqui a seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Rhema Compaixão

Rhema Compaixão
Já ouvir falar nesse projeto? Clique e confira!

O Propósito foi revelado !

O Propósito foi revelado !